Jéssica Barros |
Jéssica Barros, nascida no dia 04 de outubro de 1991, na cidade de Arapiraca – AL. Foi a vencedora do concurso Jovem Escritor na categoria crônica.
“CARTA”
Ítala Aquino – O concurso foi voltado para jovens escritores. Como jovem, qual a sua visão quanto a leitura e escrita?
Jéssica Barros – Ler e escrever é algo essencial para o ser humano, então na minha opinião deveria existir, um incentivo maior para as crianças, que estão formando seus, pensamentos que influenciaram para o resto de suas vidas.
Ítala Aquino – A sua crônica teve como título “As Coisas Mudam”. Qual mensagem você pensou em passar para os leitores? E qual o motivo a fez se inscrever na categoria crônica?
Jéssica Barros – Eu acredito que título da minha crônica já passa uma mensagem, e no decorrer do texto, o leitor pode observar que as coisas vão mudando, onde antes era calmo torna-se um lugar violento. O tempo passa e as coisas mudam. Eu escolhi a categoria crônica porque eu não me identifico em escrever artigo de opinião e poesia, porém gosto muito de ler.
Ítala Aquino – em sua infância houve quem a incentivasse a ler? E o que fez você continuar alimentando este hábito?
Jéssica Barros – em minha infância meu pai sempre foi o meu grande incentivador em tudo. Eu sempre fui uma criança muito curiosa, porém dificilmente eu mesmo procurava em livros as respostas.
Ítala Aquino – o que você acha de escritores profissionais como Antônio Torres incentivando eventos como este?
Jéssica Barros – É muito importante que escritores renomados como Antônio Torres, ajudem no sonho de novos escritores.
Ítala Aquino – Qual seria o seu sonho?
Jéssica Barros – Desde os meus 15 anos eu escrevo um livro, a história é fictícia e faz referência a minha pessoa, porém nunca terminei. Não tive um incentivo maior. Eu preciso aprimorar as minhas práticas de transcrever o que penso, vou fazer novas pesquisas de como fazer um livro, e tenho essa certeza porque que meu sonho vai se realizar, e em alguns anos todos encontrarão em livrarias, livros escritos por Agatha Morgana.
"As Coisas Mudam"
Lembro-me bem quando podia cruzar os portões da minha casa sem medo, de como era bom poder brincar com os meus amigos, sair por ai correndo,pulando,brincando, caindo e aprendendo a me levantar. Essas lembranças permanecem vivas ,tão vivas que posso sentir o vento balançando os meus cabelos, a chuva batendo no meu rosto, a terra passando por entre os meus dedos, sensações maravilhosas que me faziam sorrir.
Viu-me como um passarinho livre, sem rumo, nem preocupação com nada á minha volta. Meu objetivo era dormir ao pôr do sol e esperar o nascer dele, para que pudesse iluminar e esquentar nossas brincadeiras. Olhava para a janela de uma casinha simples, via uma senhora observar nossa brincadeira, sentia-me bem em vela sorrir ao nos observar naquela pequena pracinha no bairro em que morava.
Tudo era tão bonito, tão doce de se fazer. Mais as coisas mudam. Hoje estou debruçada sob a janela, onde um dia alguém sorriu, mas não me vejo sorrindo, olho para o lado e vejo alguém pequeno que me pede para sair, mas para sua segurança eu não posso deixar. Porque as coisas mudaram tanto?
Hoje me vejo por trás de linhas verticais que apesar de terem várias cores, não amenizam seu significado, elas dizem: "São vocês que estão presos." Vê o quanto isso é injusto? Com certeza não é nada justo ver que as pessoas cruéis e sem coração estão solas fazendo o mal, prejudicando e matando aqueles que são inocentes. O tempo passou de uma forma maluca, levando embora a alegria de muitos e trazendo a tristeza de todos que um sorriram. Quem será o culpado? Todo mundo tem uma pontinha de maldade, mas nem por isso, sai por ai fazendo o mal, não depende somente caráter, a sociedade às vezes acaba transformando as pessoas em monstros.
Mas, quem sabe um dia o mundo não volte a ser pelo menos um pouco igual ao que era antes, para que possamos abrir nossas gaiolas e voar por ai sem nos preocuparmos com nossos pequenos e sem temer o que existe lá fora. Quero ter força e encontrar maneiras para poder ajudar as pessoas, fazendo desse mundo um lugar melhor, deixando de chorar e voltando a sorrir.
Agatha Morgana.
Gosteii demais da croniica : Parabèns ao pessoal do blooog : muiito boom
ResponderExcluir