Titulo texto

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hoje a imagem corporal é vista de forma exagerada



 Por Jéssika Maria Gomes Vilar





Fonte da imagem: Falando com Adolescentes
Adolescentes em busca de uma imagem perfeita buscam a estética (cirurgias plásticas), uso de piercings e tatuagens, exercícios físicos exagerado, má alimentação, um verdadeiro “culto ao corpo” no qual, muitos nem pensam nas conseqüências.
Por conta da insatisfação e a forma que modifica ele, doenças são inúmeras. Entre elas estão o transtorno alimentar, a anorexia, a obesidade, a bulimia, o dismorfismo muscular, as cirurgias estéticas, etc.
Quanto às cirurgias estéticas, a procura freqüente de consultórios estéticos para modificar o corpo, não é apenas de sexo feminino, existe homens em busca de um resultado imediato, implantam próteses de silicone por exemplo. As próteses mais comuns são as do tórax (peitorais), bíceps, tríceps, glúteos e panturrilhas.
Abuso de esteróides:
São vários os efeitos colaterais decorrentes do abuso de esteróides. No adolescente observa-se a maturação esquelética precoce com fechamento prematuro das epífises óssea, com baixa estatura e puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico.
É importante destacar o distúrbio de percepção da imagem corpórea apresentada por alguns usuários dessas substâncias, apesar do enorme ganho de massa muscular, o individuo sempre acaba fraco em relação ao outro.
Obesidade:
A obesidade não é somente um problema estético. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde. Os jovens em geral, ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros.
É necessário resgatar valores. Mostrar aos jovens suas habilidades externas e promover o resgate da prudência para sensibilizá-los a manter sua saúde integral e seu potencial de crescimento e desenvolvimento físico. Orientar os jovens que viver é bem mais que apenas respirar e querer seguir uma tendência que irá prejudicá-lo fisicamente e emocionalmente.
É preciso que pensem, questionem e tenham uma consciência crítica!

Fontes: Fio Cruz 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS:

2leep.com