Por Andressa Torres e Andressa Tenório
Técnica em Edificações pela antiga ETFAL, hoje IFAL.
Graduada no curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas.
Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, no estado de São Paulo.
Andressa: Para a Senhora quais as vantagens que os jovens terão se entrarem nessa área?
Prof.ª Edja: Temos um mercado altamente aquecido com as obras do PAC e da copa. A construção civil tem uma participação muito grande no aumento do nosso PIB. Não faltam ofertas de emprego. Hoje, dentro da construção civil, a vantagem de mercado aquecido é para todas as áreas. Mas lembro que para atuar na área de estruturas ou na maioria dentro da construção civil é preciso fazer, no mínimo, uma especialização e estudar bastante.
Andressa: Qual a importância de estudar estruturas? O que uma pessoa formada nesta área pode fazer?
Prof.ª Edja: A estrutura é responsável pelo equilíbrio de uma edificação. É dimensionada para suportar o carregamento atuante de revestimentos, pessoas, móveis, equipamentos, etc sem chegar a ruptura ou deformar excessivamente. Na maioria dos edifícios funciona como o esqueleto da edificação. É uma área de grande responsabilidade já que envolve a segurança de usuários e profissionais da obra. Não é difícil ver na mídia desabamentos de prédios ou lajes com vítimas fatais.
Na área de estruturas a principal atividade é a de projeto, seguida pela de consultoria.
Andressa: Porque a Senhora optou por esta área? Teve alguma influencia familiar?
Prof.ª Edja: Durante o curso de graduação tive a oportunidade de ser aluna de iniciação científica em três áreas distintas: Hidráulica, geotecnia e estruturas. Isso fez com que se tornasse fácil a minha escolha.
Infelizmente, minha mãe nunca colocou os pés numa escola para estudar. Não por falta de vontade. Não tinha como opinar muito em minhas escolhas profissionais, só dizia que eu tinha que estudar muito. Isso se repetia com meus tios. A influência ocorreu quando meu irmão, que era almoxarife e apontador em obra, viu a atuação dos técnicos em edificações e, quando eu estava terminando a 8ª série me incentivou a fazer o curso. Fiz gostei e foi o início de tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário